Skip to main content

6 dicas para Chá de Panela

Chá de panela ou de cozinha, normalmente oferecido por uma amiga querida, uma pessoa chegada ou até uma madrinha, com alguns meses de antecedência do cerimonial de casamento.

 É uma comemoração com a função de reunir as amigas, colegas do trabalho, familiares, da noiva, para uma comemoração bem divertida, cheia de jogos e brincadeiras, comidas doces e salgadas, sucos e bebidas, mas somente as mulheres podem participar. 

A noiva recebe presentes para a nova casa, tais como, panelas, jogos de copos, xicaras, baldes, vassouras, panos de prato, colheres de pau, formas de bolos, … tudo escolhido e selecionado por ela, que faz uma lista em lojas especializadas, onde ao visitar já faz as escolhas desejadas. 

O Chá de lingerie, tem a mesma proposta do chá de panela, com a diferença de que os presentes são sempre lingeries finas, calcinhas, soutiens, camisolas, pijamas, …… que podem ou não precisam ser escolhidos pela noiva. 

Hoje em dia existe uma comemoração mais moderna, que é o Chá-bar.

Também é uma comemoração que antecede ao grande dia do casamento, é divertida, tem comes e bebes especiais, porém com uma pequena diferença, conta com a participação tanto dos homens como das mulheres! E inclui o noivo além da noiva em toda a participação, ficando um evento mais completo e participativo.

Tanto o chá de panela, como o chá de lingerie e o chá bar, necessitam de toda uma organização, uma preparação especial por mais que sejam uma festa descontraída e menos formal.

Chá de cozinha

1 – Investimento

Em primeiro lugar, vocês precisam pensar e calcular o quanto pretendem investir na comemoração, se pretendem fazer uma decoração especial ou até temática; quantas pessoas serão convidadas; que tipo de bebida e comida será servida; se os homens irão levar as bebidas, e as mulheres irão levar algum tipo de comida ou sobremesas, que é uma opção em alguns eventos, ou se será contratado um serviço de buffet completo.

2 – Convidados

Em segundo lugar, precisam pensar quem será convidado.

Diferente de uma lista de casamento, uma lista de chá bar é muito mais simples, por ser um evento mais íntimo, e você pode convidar as pessoas mais próximas, tipo pais, irmãos, primos, os amigos mais chegados, os padrinhos do casamento, ou somente os amigos solteiros com seus respectivos namorados. 

Mas nada impede de vocês pensarem em convidar todos da sua lista de convidados do casamento, aí seria um evento bem maior, e consequentemente, mais elaborado.

3 – Data do Evento

A data, é o terceiro lugar da lista, quando o chá deve acontecer? 

É sempre bom que ele aconteça um pouco antes do casamento, calculamos que o ideal deve ser de dois a um mês antes da data do cerimonial, para que não atrapalhe os preparativos agendados para o grande dia, tais como, prova das roupas, penteados e muitos outros detalhes.

É interessante que tudo seja organizado para que nada fique acumulado causando stress, casamento é um evento muito especial, esperado e inesquecível para vocês e os seus convidados.

4 – Local

Por ser um evento mais descontraído e familiar, muitos noivos optam por fazer seu chá bar na casa dos pais, no condomínio, na casa de um amigo chegado.

Mas tudo depende da quantidade de pessoas que será convidada.

Nada impede de ser feito em um barzinho, um final de semana em um hotel ou um Sítio alugado ou da família, com um belo churrasco, ou até mesmo em um espaço para eventos.

Agora se seu evento for maior, com muito convidados o ideal é que vocês reservem um local para eventos, tipo um salão de festas, mas lembrem-se, independente da escolha, é sempre bom fazer a reserva com uma certa antecedência, para não haver surpresas desagradáveis.

5 – Convites

Decidiu a lista, a data, o local, agora vamos aos convites, que podem ser digitais, por e-mail, por WhatsApp, ou um convite mais tradicional, feito em papelaria, que pode ser a mesma do convite de casamento, seguindo o mesmo tom ou formato escolhido. 

Lembrem-se de colocar este detalhe na lista, do seu fornecedor bem como outros, em papelaria que vocês desejem tais como plaquinhas divertidas, tíquetes de lembrancinhas, tudo sempre pensando em dar um toque especial, personalizado e criativo em seu evento.

Agora vamos pensar no cardápio que é o sexto item é muito importante e é interessante que seja coordenado com a decoração, que falem a mesma linguagem.

Quando pensamos no cardápio, precisamos verificar o que vocês estão pensando, se querem um cardápio mais elaborado, que seja uma amostra do que será servido no casamento, ou querem um buffet temático, tipo comida japonesa, árabe, italiano, um churrasco, pode ser no estilo boteco, com comidas típicas, tudo depende do que vocês estão querendo para este momento tão divertido entre amigos.

6 – Decoração

A decoração, como disse anteriormente, está ligada ao tipo de alimentação escolhida e é o último item da nossa lista.

Pode ser mais tradicional, mais descontraída, em estilo oriental, árabe, italiana, se for estilo chá de panela ou chá de lingerie, só com mulheres provavelmente será mais provável ser durante o dia, caso optem pelo chá bar, já com casais, pode ser mais ao anoitecer, esse é um item bem importante para a decoração, pois vai dar todo o toque especial ao ambiente.

Chá bar, chá de panela, chá de lingerie, todos são muito divertidos, com pessoas queridas e com muitas brincadeiras, jogos, adivinhações, músicas, mímicas, uma balada, cartas, místico, …., vale tudo, só não vale deixar ninguém constrangido e respeitar quem, porventura não quiser participar, afinal é uma ocasião de muita alegria e de muita diversão para todos.

Transforme seus 15 anos em um conto de fadas no Sítio Pé do Pico! 🌟 Garanta uma celebração inesquecível conosco.

Entre em contato agora e reserve sua data especial!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right