Skip to main content

Quando somos convidados para um evento, devemos pensar que somos muito queridos por termos sido escolhidos.

Devemos, portanto, mostrar alegria, estar bem-vestido e de acordo.

Escolher o que vestir é sempre muito complicado.

Normalmente em aniversários e festas comemorativas, vem descrito no rodapé do convite, após todas as informações do evento, a indicação do dress code, ou seja, o traje que se deve usar.

Os trajes mais comuns para eventos sociais são:

Traje social – ou passeio completo, é sempre o mais formal, costuma ser usado e até obrigatório em casamentos formaturas, premiações, concertos, e algumas reuniões e eventos corporativos.

Em casamentos, normalmente o traje não é especificado, mas está subentendido que o traje é o passeio completo ou social, que segundo o bom tom e a etiqueta, os homens devem vestir terno completo, com paletó, gravata, cinto e sapato social.

Para as mulheres vestidos ou tailleurs, longos ou curtos ou ainda pantalonas, com modelagens e tecidos nobres e chiques, com glamour além do salto alto fino e as bolsas pequenas tipo clutch.

Black tie – uma vestimenta que pede o horário noturno e é o tipo mais formal.

Pede-se o smoking para os homens, paletó, calça, camisa branca, plissada de preferência, lapela em cetim ou seda e gravata borboleta.

A faixa na cintura, em harmonia com a lapela não é mais obrigatório.

As mulheres, podem escolher vestidos longos, curtos ou longuete, mas que sejam marcantes. Em tecidos nobres como tafetá, seda, shantung, bordados, fendas, decotes e brilhos são muito apropriados para a ocasião.

Se o vestido for longo, é de bom tom cobrir o sapato de salto alto preferencialmente.

Esporte fino – É o dress code mais escolhido para aniversários, coquetéis, confraternizações, e eventos mais informais. Está entre a produção de gala e a mais básica.

É um traje que traz muitas dúvidas na hora de escolher o que vestir é um traje que está entre o social e o casual, misturando peças de ambos, podendo ser mais descontraindo, mas nunca perder a classe.

O homem pode usar blazer, camisa ou camiseta, calça de alfaiataria ou jeans, sapato, bota, ou um tênis mais casual.

As mulheres, vestidos, calças de alfaiataria ou jeans, macacões com alguns toques mais sofisticados como botões em prata ou dourado, sapatos mais baixos, botas e blazer no inverno. Só tome cuidado para não usar nada descontraído demais.

Em caso de dúvida, é sempre bom verificar o horário e o local da festa ou da cerimônia, conversar com pessoas chegadas aos donos do evento, e aproveitar muito a festa!